sábado, 12 de outubro de 2013

Campeonato Distrital 1ª Divisão - Sub-19 Femininos




3ª Jornada: NCR Valongo 47 – SC Coimbrões 59

Competitivas em 30 minutos não foram suficientes

Na noite de ontem realizamos a 3ª jornada, com a recepção ao Coimbrões.
Era um verdadeiro primeiro teste às nossas capacidades, defrontando uma equipa muito experiente ao nível de escalão sénior (1ª Divisão), de selecções nacionais e que foi só a 3ª classificada do Nacional da época passada.
A mensagem passada era de que não nos podemos desviar dos nossos objectivos e procurando uma identidade para a equipa não queimando etapas, quando a equipa se encontra em construção, desde atletas que ainda não se estrearam e outras com pouco mais de uma semana de treinos no grupo, de qualquer forma, o grande aliciante para ontem era mostrar que a equipa pode competir com os melhores e lutar por objectivos mais ambiciosos.
Começámos o jogo a perder 04-08 e quando assentámos a nossa forma de jogar, fizemos parcial de 08-00 com o primeiro triplo, jogando intensas em ambas as tabelas.
O lançamento exterior continuava a cair e chegámos com 20-13 aos 7 pontos de vantagem, para terminar o período com 4 á maior.
No 2º período, a equipa começou a ter menos intensidade, no entanto ainda se manteve no jogo até aos 26-25 após novo triplo.
Seguiu-se o nosso ocaso emocional, fruto de uma pressão contrária em que não soubemos dela sair, ao privilegiar o drible em detrimento do passe rápido e procura de linhas de passe seguras, pelo que um parcial de 00-09, levou a uma desvantagem de 8 pontos para descanso.
No reinício, a equipa não conseguiu gerir emocionalmente a desvantagem, tendo o adversário aproveitado para acumular com uns 02-12 a diferença máxima do jogo com 18 pontos.
Após uma paragem, a equipa voltou a serenar e termina o 3º período com 09-00 e 9 pontos de diferença, entrando no jogo.
Nos últimos segundos, levámos mais um “soco”, pois faltavam cerca de 9 segundos falhamos uma bandeja que levaria para 7 pontos o jogo e sofremos sobre o apito um ataque rápido terminado com triplo e voltámos aos 12.
No último parcial, sentido que poderíamos ainda ter uma palavra a dizer, a equipa arranca aos 40-53 para uma ponta final de raça, fazendo 07-00 e a 1,30 ficamos nos 6 pontos e a disputar o mesmo depois já ter estado a 18.
Nesta fase de tudo ao nada ao arriscarmos situações de lançamento longo, desperdiçar 2 lançamentos de 1x0 debaixo do cesto e a sofrer no contra golpe uma série de ataques rápidos que levou aos 12 pontos finais, mas foi um risco assumido em detrimento do “perder por poucos” preferindo o tentar ganhar.
Os 49/13 (27%) em lançamentos de 2 pontos foram a chave para não termos sido felizes e o preço que pagámos pelos cerca de 10 lançamentos em 1x0 falhados e com equipas como o Coimbrões se paga um preço alto, mas deveremos estar conscientes do bom trabalho ofensivo por termos conseguido criar estas situações e que devemos valorizar nesta altura da época, mantivemos as médias com 17/4 (24%) de 3 pontos.
Irrepreensíveis nos lances livres com 10/08 (80%) num capítulo em que continuamos fortes e com 32 ressaltos melhorámos a nossa força junto às tabelas e 12 turnovers que acabaram também por ser decisivos.
Parabéns pela demonstração de caracter, atitude e mais um passo no nosso crescimento, pois são estes jogos que nos vão dar experiência e qualidade para abordar a fase mais adiantada do campeonato. Segue-se na próxima sexta-feira outro jogo intenso num dérbi em nossa casa contra o CPN, o principal candidato ao ceptro distrital, dia 18.Out às 21h00 e esperamos que venham apoiar esta equipa que tudo vai fazer para dignificar o trabalho que fazemos durante estas semanas e a camisola do Núcleo.
Obrigado aos pais e a todos os presentes no apoio á equipa, cada vez mais fazem parte do nosso grupo com a força que nos transmitem.
Hélder Silva
Parciais: 21-17; 05-17; 11-15; 10-10
Marcha: 21-17; 26-34; 37-49; 47-59
 
NCR Valongo: Rafaela Reis (6); Bruna Campos; Catarina Fernandes (5); Renata Castelo (17); Joana Alves (5); Cláudia Carneiro (4); Marta Amaral (3); Cláudia Ribeiro; Raquel Alves; Ana Costa; Sara Miranda e Beatriz Mesquita (7).

Sem comentários:

Enviar um comentário