sábado, 27 de julho de 2013

Entrevista da selecionadora de Sub-16 Femininos ao site da FPB






Ana Catarina Neves e o Europeu de Sub-16 Feminino

De todas as Seleções Nacionais que nas próximas semanas vão disputar os Campeonatos da Europa dos vários escalões, as Sub-16 femininas são as únicas que vão jogar em casa.

A equipa contará com o apoio do público de Matosinhos, entre os dias 1 e 11 de agosto, uma competição onde Portugal (Divisão B) está inserido no Grupo C, juntamente com a Irlanda, a Alemanha e a Dinamarca.
Leia nos detalhes desta notícia a análise que a selecionadora Ana Catarina Neves faz de cada uma das equipas adversárias, bem como as expetativas que tem para a prova.

Nas últimas participações, a subida de Divisão tem ficado muito próxima. Quais são as expetativas para este Campeonato da Europa?
Como sempre dizemos e é um facto para nós, nos Europeus de Sub-16 não temos conhecimento do valor nem do potencial das várias equipas. Em todo o caso, ambicionamos numa primeira fase ficar classificadas num dos dois primeiros lugares do grupo. Depois vamos ajustando os nossos objetivos em função da análise que fizermos das equipas adversárias

Acha que este grupo tem condições para atingir esse objetivo?
Achamos que sim, apesar do tal desconhecimento que referi anteriormente. Acreditamos no valor das nossas atletas e no crescimento que vamos ter como equipa durante o período de preparação.

O período de preparação já está programado? Está prevista alguma competição internacional antes do inicio do Europeu?
Os estágios estão agendados faltando apenas ultimar pequenas questões logísticas. Está previsto disputarmos um Torneio Internacional na Covilhã no fim do mês de Julho.

Um comentário sobre as outras equipas que fazem parte do Grupo C.
Tendo como base os resultados e classificações dos últimos anos dos Europeus de Sub-16, julgo que a Irlanda e a Dinamarca serão adversários “teoricamente” ao nosso alcance. A Irlanda não tem participado recentemente e à Dinamarca temos ganho ou ficado em melhores classificações. A Alemanha é uma das três equipas que desceu da divisão A e será, com certeza, um candidato aos lugares do pódio. É normalmente, uma equipa, muito forte no aspeto físico. Esperamos ser competitivas neste confronto.

Nestas idades as Seleções Nacionais são sempre associadas a gerações. De que forma caracterizaria esta geração que vai participar no campeonato de sub-16?
É uma geração muito interessante tanto do ponto de vista técnico como físico. É também composta por algumas atletas com experiência internacional de europeus. Esperamos, contudo, que com o trabalho efetuado e depois dos estágios, a força e o talento seja a “Equipa”, a sua capacidade de trabalho, espírito de sacrifício e caráter…é assim que temos conseguido obter boas classificações.

Disputar o Europeu em Portugal, Matosinhos, faz com que esta competição seja especial e memorável?
  Especial, sim, porque vamos jogar perante um público que nos vai apoiar e acarinhar. Memorável…vamos ver! Se conseguirmos estar tranquilas e acabar os jogos com a perceção de que executámos com seriedade o plano delineado e com a consciência de “dever cumprido” penso que poderemos ter sempre na nossa memória o Europeu de Matosinhos.

Acha que o apoio do público poderá funcionar como o fator extra que falta nos momentos decisivos para garantir a subida?
Esta é uma situação nova para nós, “jogar em casa”. Esperamos conseguir gerir adequadamente os fatores emocionais/motivacionais, jogar em conforto e canalizar esse apoio para uma superação ainda maior.

Esta aposta da Federação Portuguesa de Basquetebol em organizar este Europeu em Portugal é o reconhecimento do valor desta geração, bem como a recompensa pelo desempenho das Sub 16 femininas nas últimas fases finais?
Sim, julgo que será um bocadinho dos dois motivos…. A melhoria do desempenho e das classificações das Sub-16 femininas coincidiu com o investimento da FPB na criação do CNT de Calvão/Vagos…ainda no último Europeu de 2012 algumas das atletas presentes tinham frequentado o CNT em 2010/11 quando eram Sub-15. Entretanto a realidade mudou, mas a ambição e o desejo de continuar o caminho iniciado mantem-se. Vamos tentar manter a imagem de equipa com caráter a praticar um jogo atrativo.

(Fonte: Site da FPB)

Sem comentários:

Enviar um comentário