sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Campeonato da Europa de Sub-16 Femininos - Divisão B - Matosinhos






Início de Sonho (retirado do BasketPT.com)

 Os cerca de 1000 espectadores presentes esta noite no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos não poderiam ter recebido melhor prenda da selecção nacional de Sub16 femininos na sua estreia no Campeonato da Europa contra a Dinamarca.

As portuguesas 'cilindraram' a oposição dinamarquesa que nunca mostrou argumentos para travar o jogo interior luso, nem no ataque, nem na defesa. Portugal venceu por 83-35, 48 pontos de diferença (a maior de todo o encontro) que revelam o crescendo da equipa das quinas ao longo do jogo, mas também a profundidade do plantel luso à disposição de Ana Catarina Neves.
Desde os minutos iniciais que ficou bem claro que o plano de jogo português passava pelo 'uso e abuso' do jogo interior, receita que se veio a revelar totalmente acertada.
No final do primeiro período Portugal vencia por 19-8 e todos os 19 pontos marcados haviam sido da autoria das 'torres gémeas' portuguesas, Maria Kostourkova (11) e Chelsea Guimarães (8).
Também a nível defensivo, era evidente o domínio luso quer da área pintada quer na luta das tabelas. O segundo quarto foi o menos feliz da equipa nacional que acusou o perdularismo das postes portuguesas nos lançamentos próximos do cesto - foram quase 5 minutos sem marcar a meio deste segundo período -, o que permitiu às dinamarquesas encostar no marcador a 25-19.
A Dinamarca acabaria por vencer este segundo parcial, mas Portugal chegava ao intervalo na frente por 9 pontos (30-21).
No regresso dos balneários, uma decisão estratégica da equipa técnica lusa acabou por fazer toda a diferença e sentenciar o vencedor da partida, felizmente, mais cedo do que o esperado.
Quando Portugal adoptou uma defesa zona 2:3, fecharam-se os caminhos para o cesto duma equipa dinamarquesa que se contentou com lançamentos de longa distância sem aproveitamento (0/17 de lançamentos triplos).
Esta defesa zona com as grandes portuguesas (Koustorkova, Guimarães e Almeida) revelou-se uma muralha intransponível pelas dinamarquesas, permitindo a Portugal limpar a tabela defensiva e sair em contra-ataque, também fruto da agressividade defensiva da primeira linha portuguesa que conseguiu vários roubos de bola.
Um parcial de 26-10 neste terceiro período colocou a vantagem lusa nuns muito confortáveis 25 pontos de diferença (56-31).
No derradeiro período, a defesa portuguesa continuou a fazer muita mossa (interessante misto de agressividade e mobilidade das exteriores aliado à protecção do cesto das 'gigantes' interiores) o que permitiu um triunfo empolgante por números bastantes expressivos!
Destaque nesta altura para a contribuição das últimas atletas a saltarem do banco (em particular a jovem poste Beatriz Jordão que fez 8 pontos e 6 ressaltos em 7 minutos) que deixaram bons apontamentos e mostraram-se preparadas para dar um contributo valioso à selecção das quinas.
A nível individual, o destaque maior não pode ser senão outro que Maria Kostourkova, a poste da Quinta dos Lombos mostrou ser tão dominadora quanto prometia e terminou o encontro com números mais que vistosos - 30 pontos, 15 ressaltos, 10 faltas sofridas e 12/12 da linha de LL.
A outra poste titular, Chelsea Guimarães, também conseguiu um impressionante duplo-duplo de 19 pontos e 16 ressaltos.
Um apontamento especial para as exteriores portuguesas que deram muito boa conta de si, quer criando desequílibrios a partir do drible e procurando assistir as postes lusas, quer na disponibilidade e no sacríficio defensivos.
Impressionou também a qualidade de passe da selecção nacional (em particular, a comunicação com e entre as postes).
No outro jogo do Grupo C, a Alemanha 'deu' 50 pontos à Irlanda (88-38) o que deixa antever um duelo luso-germânico na luta pela liderança do grupo.
Na próxima jornada, sábado às 20.45 no Pavilhão Municipal de Guifões, Portugal defronta a Irlanda e, em caso de vitória, deverá garantir o apuramento para os quartos de final.
Uma nota final para o muito público que se deslocou a Matosinhos para ver as jovens atletas portuguesas honrar a camisola nacional.
Esperamos que a afluência às bancadas se mantenha e até melhore nesta festa do basquetebol português.
Portugal, 83 - Carolina Bernardeco (2), Carolina Gonçalves (5), Sofia Almeida (4), Maria Kostourkova (30), Chelsea Guimarães (19), Maianca Umabano (0), Inês Brandão (5), Leonor Serralheiro (4), Catarina Bonito Rolo (6), Constança Neto (0), Beatriz Jordão (8), Catarina Mateus (0).

Sem comentários:

Enviar um comentário