domingo, 18 de agosto de 2013

Central Board


Central Board aprova novas regras

O Central Board aprovou ontem novas alterações às regras de jogo, que entrarão em vigor em Outubro de 2014.


Algumas alterações são novidades absolutas, com a intensão de tornar o jogo mais rápido e atrativo. Com a intenção de evitar o excessivo número de time-outs nos últimos minutos dos jogos, o Central Board decidiu limitar o número de descontos que uma equipa pode ter nos 2 últimos minutos de jogo.

Assim, dos 3 descontos de tempo que a equipa tem na segunda parte, apenas poderão ser atribuídos 2 Time-Outs nos últimos 2 minutos do encontro.

Também os 24 segundos sofrem uma revolução, com o relógio a ter que marcar 14s após um ressalto ofensivo, seja através de lançamento de campo ou após lance livre. Aqui é bem vincada a intenção de acelerar o ritmo do jogo bem como providenciar o maior número de lançamentos ao cesto possível.

Considerando excessiva a penalização das faltas técnicas, o Central Board alterou a penalidade para apenas 1 lance livre e reposição de bola pela linha central, ou bola ao ar, no caso da falta técnica ter ocorrido antes do início do jogo. Da mesma forma, o Central Board faz com a nova redação do artigo, uma aproximação às regras da NBA, considerando que um jogador será excluído quando cometer 2 faltas técnicas.

Menos importante é a alteração do artigo relativo ao semi-circulo, passando as linhas que limitam o semi-circulo consideradas como integrantes da zona de “No call”.

Estas alterações deverão em breve ser passadas para as competições em Portugal, após aprovação pela Direcção da FPB.
No entanto, só deverão entrar em vigor a partir de 1 de Outubro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário