domingo, 11 de agosto de 2013

Portugal e Maianca são vice-campeões europeus de Sub-16 Femininos - Divisão B


Objetivo principal cumprido - Portugal de Prata com desempenho de Ouro

Portugal não conseguiu o tão almejado título e perdeu a Final com uma forte equipa Sérvia que conseguiu ter armas para contrariar os muitos argumentos da equipa portuguesa (58-54).
A derrota não tira o mérito de uma competição fantástica das jovens guerreiras lusas que estão na Divisão A e que, além de terem duas jogadoras no 5 ideal da prova – Carolina Bernardeco e Maria Kostourkova – viram a número 12 portuguesa ser também a MVP do europeu.
Mais uma vez, não podemos deixar de falar no ambiente arrepiante que rodeou a competição e apoiou incessantemente a selecção portuguesa, com o público a encher as bancadas dia após dia, e hoje a registar uma enchente inédita de mais de 3500 pessoas no pavilhão.

Era um jogo de nervos e isso mesmo refletiu-se no primeiro período com ambas as equipas a terem dificuldades em encontrar o seu jogo.
Foi Portugal que primeiro assentou e logo conseguiu uma vantagem de meia dúzia de pontos que se viria a cifrar no final do 1º período – 8-14.
As sérvias demoraram a reagir mas quando o fizeram conseguiram empatar à passagem dos 16 minutos e meio e chegaram a passar para a frente.
Ao intervalo Portugal ainda conseguia estar na frente – 24-25.
O segundo período foi jogado numa toada de equilíbrio mas o tiro exterior de Portugal teimava em não entrar e dificultava a tarefa ofensiva das jovens lusas que, apesar de tudo, conseguiam estar na discussão do marcador apesar da sérvia assumir a liderança à entrada do decisivo quarto (41-37). Portugal arregaçou as mangas mas as jogadoras sérvias estavam em dia de acerto e, quer através de triplos quer através de penetrações bem sucedidas iam mantendo a liderança.
Um triplo de Maianca ainda deu esperança às cores portuguesas mas não deu para chegar ao tão desejado título.
A nossa vice-campeã europeia - Maianca Umabano - teve um contributo excelente nesta final com 8 pontos em 25 minutos, 3/0 L2 p, 4/2 L3p (a única neste jogo a conseguir converter triplos), 2/2 LL, 9 ressaltos.
Parabéns Portugal e para ti em especial Maianca por seres uma digna representante do nosso Núcleo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário